Transição Capilar

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje vamos falar sobre um assunto muito importante: Transição Capilar!

Transição Capilar é uma fase que exige cuidados especiais com o cabelo, isso porque você quer garantir que o seu cabelo irá crescer forte e saudável independente dos resquícios de química que tenha ficado no couro cabeludo.

Este é um período muito delicado para muitas meninas. O cabelo necessita de uma atenção especial, onde cada cuidado ofertado fará toda a diferença.

Durante este processo de transição de um cabelo para o outro, sendo normalmente uma transição do cabelo quimicamente tratado para o cabelo natural, muitas meninas ficam desesperadas por não saberem lidar com as texturas diferentes… Mas hoje, você entenderá o que é Transição Capilar, e irá perceber que é sim possível passar por este processo e vencê-lo!

Mas, antes de mais nada, é preciso entender o que é transição capilar!

O que é transição capilar?

O que é transição capilar?
O que é transição capilar?

Transição Capilar é um período onde uma pessoa opta por deixar o seu cabelo no estado natural, seja ele liso, ondulado, cacheado ou crespo. É um período de abandono dos alisamentos, relaxamentos, ou de qualquer outro tipo de química que altere a estrutura do seu fio.

Por muito tempo a ditadura do cabelo liso e do cabelo impecável predominou na nossa sociedade, o que fez muitas pessoas ficarem reféns dos processos de alisamento para se sentirem aceitas pela sociedade.

Porém, a necessidade de aceitação gerou na sociedade um desconforto, o que mudou totalmente a visão da população quanto a aceitação de cabelos cacheados e crespos.

Dessa forma, a Transição Capilar devolve a essas pessoas que se submeterão as praticas de alisamento, por vontade própria ou por pressão social, a liberdade de viverem sua naturalidade e de romperem com os padrões pré-estabelecidos pela sociedade.   

De uma forma geral, a Transição Capilar é um período de mudança, onde se passa de um cabelo para o outro. Normalmente, essa transição ocorre de um cabelo que estava sujeito ao uso de químicas que alteram a estrutura do fio para um cabelo natural.

É uma fase onde a pessoa irá abandonar o uso de relaxamentos, alisamentos, progressivas e qualquer outro procedimento químico que altere a estrutura do fio para voltar a exibir os fios na sua condição original seja ela lisa, ondulada, cacheada ou crespa.

Quanto tempo dura a transição capilar?

Quanto tempo dura a transição capilar?
Quanto tempo dura a transição capilar?

A transição é o período entre a última aplicação química até o cabelo estar completamente natural. Algumas pessoas não aguentam ver seus cabelos com duas texturas diferentes (a textura natural e a alisada) e optam por cortar logo no início, estando ainda com poucos meses. Ou seja, a transição dessa pessoa irá durar estes respectivos poucos meses.

Mas, por outro lado, algumas pessoas optam por esperar o cabelo natural atingir um bom comprimento, o que pode levar de 1 a 2 anos, a depender do seu crescimento capilar. Sendo assim, o seu período de transição capilar irá durar esses exatos 1 ou 2 anos.

Ou seja, assim que você cortar toda a parte com química acaba o seu processo de transição capilar!

Big Chop

Big chop, ou BC, significa “grande corte”.

Para fugir das texturas diferentes muitas pessoas que estão passando pela transição capilar preferem realizar este grande corte, retirando assim toda a química.

Mas, existe um outro grupo de pessoas que preferem ir tirando a química aos poucos para não realizar um corte brusco e muito curto. Mas isto fica a seu critério!

Conhecer o seu limite é fundamental para que este processo seja prazeroso e feliz! Você não é obrigada a fazer um corte Joãozinho se não quiser… Também não é obrigada a ficar com pontas alisadas até o seu cabelo natural atingir um grande comprimento…

Você faz o seu tempo!

E-book Grátis:​​​​ Guia Completo para Crespos e Cacheados!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber agora mesmo todas as informações que precisa para ter um cabelo DIVO!>

Cronograma capilar para quem está em transição

Para quem está em transição o Cronograma Capilar é de extrema importância. Nesta fase, o cabelo normalmente fica mais poroso, ressecado e quebradiço. Por isso, você deve seguir uma rotina de cuidados de Hidratação, Nutrição e Reconstrução para repor toda a água e nutriente que o seu cabelo precisa.

E não pense que seguir um Cronograma Capilar é muito caro! Com ingredientes caseiros você pode potencializar um creme de tratamento curinga que irá trazer todos os benefícios que seu cabelo precisa com muita economia.

Seguir o Cronograma Capilar é bem simples e se você quiser saber tudo sobre cronograma capilar CLIQUE AQUI !

Transição Capilar e os seus principais desafios!

  • Auto-aceitação

O primeiro desafio é o de AUTO-ACEITAÇÃO. Para muitos, se acostumar com um novo visual pode ser difícil. Mas, quando você sabe o que realmente quer, será prazeroso ver o seu cabelo natural, mesmo que pequenininho, ali.

  • Opinião dos outros

Também terá que aprender a lidar com a opinião dos outros. As pessoas quando possuem inseguranças tentarão transmiti-las a você. Então não encare negativamente as críticas, mas mostre para essas pessoas a sua segurança e alegria na decisão, isso irá fazer com as pessoas entenderão e mudarão de ideia.

Quando eu iniciei minha transição capilar ouvi muitos comentários como: “você combina mais lisa”, “Pra quê fazer isso? Cabelo liso é muito mais prático”, “Esqueceu de arrumar o cabelo foi?”, “por que seu cabelo ta assim? Vai ficar assim até quando?”, “Cabelo cacheado dá aparência de desleixada”, “Esse negócio de cabelo cacheado está na moda mesmo né?!”, “Seu cabelo estava tão bonito antes…”.

E eu não vou ser hipócrita e dizer que nada me abalou, algumas destas criticas me machucaram mesmo, mas eu nunca permiti que nada roubasse meu foco. Sempre tentava mostrar para as pessoas o motivo da minha decisão, que não era apenas uma textura de cabelo, mas se tratava de mim…

E algumas pessoas quando entendiam o real motivo mudavam sua visão, mas sempre vão existir aqueles que só tem o objetivo de nos ferir com o preconceito.

Mas, lembre-se!

O importante é entender que você e linda do jeito que você é! E que você combina sim com o seu cabelo, pois se não fosse assim, você não teria nascido com ele.

Então, assista e leia depoimentos, histórias e vídeos que te estimulem e que te inspire a vencer a transição. Tape seus ouvidos para tudo aquilo que for negativo e siga firme na sua caminhada!

Transição Capilar
Transição Capilar

Se você quiser obter muitas inspirações reais de transição capilar, confira o Instagram Transitei! Lá eu compartilho diariamente historias reais de transição capilar e atendo a todos que tiverem dúvidas e precisam de ajuda, basta chamar no Direct.

Espero que você tenha gostado do nosso artigo sobre Transição Capilar! Se gostou, compartilhe com seus amigos que também têm interesse.

Mas, caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto deixe sua dúvida nos comentários que responderei em breve!!!

E fique atento que toda semana temos receitinhas caseiras para cuidar dos cabelos e abordamos muitos assuntos importantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *