Banding: a solução para diminuir o fator encolhimento

banding-fator-encolhimento-o-que-fazer-4

Banding é um método que muitas gringas utilizam para diminuir o fator encolhimento do cabelo sem precisar usar fontes de calor. Aqui no Brasil, a maioria das crespas e cacheadas direcionam o ar quente do secador na raiz do cabelo para ganhar mais volume, mas esse não é um processo saudável para os fios.

A ideia do banding é simples: diminuir o fator encolhimento por tensão. A técnica consiste em dividir o cabelo em várias partes (ou prendê-lo em um rabo de cavalo, se for possível) e envolver todo o comprimento das mechas com elásticos.

Selecionei dois tutorias de gringas ensinando como fazer banding:

O lado ruim do banding é que ele pode não ser um penteado confortável para dormir, principalmente se você dividir o cabelo em várias mechas. Mas o resultado final está ligado exatamente à quantidade delas; porque quanto mais mechas você fizer, mais diminuição do fator encolhimento você terá.

banding-fator-encolhimento-o-que-fazer-2

Todo o processo pode ser feito com o cabelo seco ou molhado, mas como o banding costuma ser feito à noite e retirado no dia seguinte, o ideal é que o cabelo esteja seco.

As dicas finais são:

  • Para evitar a quebra dos fios, hidrate e desembarace bem o cabelo antes de começar o banding.
  • Não dê muitas voltas com o elástico, principalmente se o seu cabelo for fino.
  • Deixe, pelo menos, 2 dedos das pontas de cada mecha do cabelo sem elástico, se você quiser preservar os cachos.

Banding não é uma técnica super prática, mas se você está sofrendo muito com o fator encolhimento, essa pode ser a solução dos seus problemas.

Compartilhe
  • Iara Matos

    Amei!!!…Mas ca entre nós, eu me lembro de usar um penteado semelhante a esse ai né?! kkkk