Como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia e na piscina

Pelo menos na Bahia (eu sou baiana) o sol é bem generoso (até demais). Chega um momento que não tem jeito, a praia/piscina te chama.

Quando eu alisava o cabelo, a regra era: não mergulhar. Agora que temos o cabelo natural, vamos aproveitar a liberdade que ele nós proporciona. Mergulha de corpo e alma e vai ser feliz. Mas não é porque o seu cabelo é natural que você não deve tomar alguns cuidados.

Vamos aprender a cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia e na piscina para que ele continue saudável mesmo depois da exposição ao cloro, sol e sal.

cuidados-para-praia-e-piscina-cabelo-crespo-cacheado-2

  • Protegendo o cabelo natural da água salgada e do cloro

Entre na água já com o cabelo molhado

Para que o cabelo fique menos vulnerável a absorção do cloro/sal é interessante que você molhe os fios com água doce/mineral antes de entrar no mar/piscina. Você pode levar um borrifador com água ou comprar uma garrafinha na praia mesmo .

Umectação + Hidratação

É importante que você faça uma umectação e hidrate bem o cabelo para amenizar as agressões. Se não for possível para você umectar, passe pelo menos uma quantidade generosa de óleo vegetal antes de mergulhar. Dê preferencia ao óleo de coco, pois ele consegue agir na porção interna da massa capilar.

Depois do óleo, utilize também algum leavin bastante hidratante, para que o seu cabelo absorva bem tanto a água quanto o óleo.

Protetores solares para cabelos + Chapéus e Turbantes

Para quem quer investir em algo para proteger ainda mais os fios, a sugestão são os protetores solares para cabelos e os cremes para pentear com proteção solar. Indico eles, principalmente, se você for passar vários dias na praia.

Além desses produtos, os chapéus e turbantes também são uma forma de proteção. De quebra, você ainda curti com muito estilo.

chapeu-cabelos-crespos-cacheados-232

Bicarbonato de sódio

Use o bicarbonato de sódio para remoção dos resíduos de cloro. Para cada 250 ml de água adicione uma colher de sopa do mesmo. Isso criará uma solução líquida. Se preferir, coloque água apenas o suficiente para formar uma pasta.

Se o seu cabelo estiver muito oleoso (e provavelmente vai estar), o bicarbonato de sódio não vai ser suficiente para deixá-lo limpo, portanto, utilize também o shampoo ou faça co-wash.

Shampoo/condicionador + Vitamina C

A melhor maneira de proteger o seu cabelo do cloro/sal é usando a touca, mas vamos combinar que ninguém que ir de touca curtir uma dia de sol, né?

Uma dica legal é acrescentar algumas gotas de Vitamina C ao shampoo ou condicionador. Se escolher o shampoo, dê preferencia ao anti-resíduo para que a vitamina penetre melhor nos fios. O shampoo é mais agressivo que o condicionador, mas para remover totalmente o cloro, ele é o mais indicado.

Hidratação profunda + Secagem ao natural

Depois de lavar, principalmente se você usar um shampoo anti-resíduo, o seu cabelo estará implorando uma hidratação. Escolha a sua preferida e seja feliz. O mel pode ser um ótimo ingrediente, caso faça alguma caseira.

Se for possível, evite usar o secador, afinal o seu cabelo já vai ter sofrido muito nesse dia.

No mais, é só aproveitar e curtir muito!

cuidados-para-praia-e-piscina-cabelo-crespo-cacheado-3

Como foi a sua experiência de ir a praia com o cabelo natural?

Compartilhe
  • Maria cecília

    Eu coloco um pouco de leav-in no meu cebelo e vou a praia qndo volto parece que meu cabelo fica hidratado. Beijos <3

    • Ótimo! O que não pode é deixar ressecado. Todo cuidado é válido. Bjão!