Guia definitivo pós Big Chop: Tudo que você precisa saber

Ufa, acabou. Finalmente chegou o momento de fazer o big chop e você agora tem o cabelo 100% natural.

O fato é que, provavelmente você carrega um cabelo que não conhece. É um estranho que sempre esteve bem perto, mas que você nunca deu muita abertura para aproximação.

Apesar da falta de intimidade, você está disposta a fazer de tudo para agradá-lo. Você não tem a menor ideia do que ele gosta. Você não sabe como ele vai reagir aos seus cuidados. Tudo é uma caixinha de surpresa.

2

  • O seu cabelo pode ser mais crespo do que você imaginava

O peso da parte alisada pode fazer você pensar que os seus cachos são mais abertos do que realmente é. Portanto, não crie expectativas quanto a ondulação natural do seu cabelo. Apenas depois de algumas semanas você conseguirá observá-la.

  •  Você tem um cabelo com várias texturas

Isso é muito comum. Alguns cabelos apresentam até 3 texturas. Pode ser que o seu cabelo seja um tipo 4A na frente e 4B atrás, por exemplo. Mas nada disso deve ser motivo para pânico, simplesmente faz parte.

  •  Os produtos que você usava durante a transição não funcionam mais

Agora que o seu cabelo é completamente natural, pode ser que ele passe a não responder da mesma forma aos produtos antigos. Alguns o deixará mais ressecado e outros que você odiava, podem passar a funcionar.

  • Você ficará mais vaidosa

apos-big-chop-acessorios

Talvez você se sinta pouco feminina com o cabelo curto e isso vai te fazer querer se arrumar mais que o normal. Isso acontece também porque você passa a se gostar mais.

Os acessórios podem ser os seus melhores amigos, nessa fase em que o mundo está dizendo que você está desleixada, mas que na verdade você nunca se cuidou tanto.

Mudar por fora só é fácil se você já mudou por dentro. Culturalmente, as pessoas associam cabelo curto aos homens e você deve estar preparada psicologicamente para enfrentar o preconceito.

  • O seu cabelo não terá uma definição espetacular nos primeiros dias

É provável que você tenha muito frizz e pouca definição. Nessa fase, as formas de texturização podem te ajudar bastante, mas não se preocupe porque em poucas semanas, depois de muitas hidratações, o seu cabelo vai ganhando forma.

apos-big-chop-2

Veja o post8 formas de fazer texturização capilar e conseguir cachos impecáveis

  • Não é porque tudo mundo gosta de um produto que ele foi feito para você

Nada de sair por aí comprando todos os produtos do mundo de uma vez. Comece aos poucos. Depois de conseguir enxergar o seu verdadeiro cabelo, veja as indicações das meninas com a textura parecida com a sua.

big-chop-produtos

  • A cor do seu cabelo é mais escura do que você imaginava

Isso me surpreendeu bastante, mas a verdade é que os alisamentos alteram a cor natural do cabelo consideravelmente.

  • O shampoo é inimigo

Todo shampoo não é inimigo, mas o que você tem provavelmente é. Você irá perceber que o seu cabelo resseca muito fácil e o shampoo é um dos maiores causadores desse ressecamento. O que você pode fazer é:

  1. Low Poo

2. No Poo

3. Alternativas caseiras: falei sobre elas nos seguintes posts: Experiência com microscópio revela qual o melhor removedor de oleosidade para o cabelo e Como Lavar o Cabelo com a Água de Aveia

4. Mudar de shampoo

Nem tudo está perdido. A forma de continuar usando shampoo é escolhendo um que seja feito para atender as suas necessidades. Expliquei tudo nesse post: Shampoo para cabelos cacheados: como escolher o ideal

  • O seu cabelo não é duro

Pois é. Esse é um mito que você vai desconstruir empiricamente. Você vai ver que a textura dele é bem parecida com a de um algodão.

E é engraçado ver a reação das pessoas ao tocar freneticamente no seu cabelo e fazer cara de espanto: “Nossa, como seu cabelo é macio”.

3

  • Qual método de definição funciona melhor para você?

Há várias técnicas de definição como, por exemplo, dedoliss e fitagem, mas você terá que descobrir qual é a melhor para você. E isso vai depender de como você gosta do seu cabelo: mais ou menos cacheado? mais ou menos volumoso?

  • É melhor finalizar com o cabelo seco ou molhado?

Questão super importante para conseguir um day after legal e a definição que você almeja. Quem tem o cabelo mais crespo costuma finalizar quando os fios estão quase seco (eu faço assim).

  • O cabelo reage bem ao desembaraçá-lo com o pente?

desembaracar-cabelo-cacheado-crespo

Os cabelos mais crespos costumam não ter uma boa relação com o pente. A melhor opção acaba sendo desembaraçar apenas com as mãos (o que não deixa nada a desejar). O pente acaba danificando os fios e tirando a definição dos cachos, mesmo fazendo todo processo embaixo do chuveiro.

  • Quais penteados eu consigo fazer?

No início, talvez você não consiga fazer nenhum penteado e fique apenas nos acessórios, mas com o tempo você vai descobrindo formas de mudar o visual.

Posts com inspirações: Penteado Moicano: 29 inspirações para cabelos cacheados Tiara de Tranças: 13 inspirações para cabelos cacheados

44

  • Fator encolhimento

Há outros motivos, mas o fator encolhimento é comum à maioria. A tentação de usar alguma química para “soltar mais os cachos” é uma armadilha! Não caia nessa.

Veja o post: Fator encolhimento faz parte e você não está sozinha

Ufa! Quanta coisa, né? E você ainda tem muito mais para descobrir!

Compartilhe
  • Marcele Moreira

    Nossa…achei esse post maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!! Tem dicas incríveis. Vou guardar com carinho, pois ainda estou em transição e pode ser que precise no futuro.
    Tenho alguns posts sobre transição, mas nada tão bom quanto esse. Parabéns!!!!!!!!!!!

    http://maisquefashionblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/maisquefashionblog/?ref=hl
    https://www.instagram.com/maisqfashion/

    Beijos.

  • Natalia Almeida

    Gostei muito. Acabei de fazer o big chop dia 27 . E ele define muito na frente e atras, mas no meio não, vou ter q cuidar muitissimo . E eu queria saber se meus cachos vai ficar assim como esta na frente ? Pq na frente ele está muito lindo <3

    • Nati, pode ser que sim, mas pode ser que não, porque é normal que o cabelo apresente diferentes tipos de cacho. Também é comum que no topo da cabeça os cachos definam menos, mas com um bom creme você consegue melhorar isso. Bjão!

  • Lú Lopes

    Adorei, vou fazer o meu hoje!!!

  • Raissa

    Adriana, me dá uma ajuda, vou ser madrinha no mês que vem fiz meu bc dia 27/5 mas meu cabelo já cresceu muito nesse 1 mês e pouquinho, e meu corte parece estar igual ao seu da foto, cheio em cima e mais curtinho atrás. Você tem alguma dica do que posso fazer de “penteado”?

  • Rivia Perse

    bom dia, fiz meu bc ontem, mas ficou muito ressecado, o que fazer? to mim sentindo estranha
    rsrsrs
    SOCORROOOOOOOOOOOO

  • Gilmara Bento

    Fiz meu bc há 2 dias e o post me ajudou bastante. Adoreii <3

  • Gabruelly

    Fiz meio que bc mais não ta totalmente natural cortei mais,
    em cima nem cacheou direito ainda mais agora que pelo menos agora me livrei de algumas partes lisa e so por isso to muito feliz comigo mesma
    Em ver alguns cachinhos que nem lembrava como era antes a raiz crecia um pouquinho ja era quimica agora não quero que ela creça junto com meus cachinhos❤