Minha experiência: 7 Alisantes para cabelos crespos

Praticamente todas as cacheadas, em algum momento da vida, alisaram o cabelo quimicamente. No meu caso, os alisamentos começaram na infância. Eu era uma criança com o cabalo mais cheio que você ainda não conheceu. Era muito cabelo para a paciência da minha vó e da minha mãe.

Como elas já alisavam o próprio cabelo, esse acabou sendo um processo natural pra mim. Foi quando eu tinha cerca de 7 anos de idade que a minha juba sofreu – literalmente – o seu primeiro alisamento. Numerei todos eles cronologicamente pra explicar a minha experiência pra vocês.

7-alisantes-para-cabelos-crespos-minha-experiencia-2

Direito do túnel do tempo rsrsrs

1. Creme alisante Issy

Não sei aí, onde você mora, mas na Bahia esse é um alisante super popular e baratinho. Eu tinha 7 anos de idade quando minha vó passou Alisante Issy no meu cabelo. Foi um dia anterior ao desfile de 7 de setembro da minha escola e eu, como todas as crianças, participaria dele. A fantasia de sol feita com pepel crepom, que eu usaria no desfile, não combinava com a minha juba de leão. Foi assim que o Issy entrou na minha vida. Eu consigo lembrar pouca coisa além do cheiro forte do alisante, mas sei que ele diminuiu o volume do meu cabelo o suficiente para que eu pudesse usá-lo solto no dia do desfile.

2. HairLife

Já morando com a minha mãe, o alisante da vez era o HairLife. Esse tinha um cheiro mais agradável do que o Issy e vinha com a promessa de “soltar os cachos”. Eu me lembro que o meu cabelo não estragava com ele, mas também não ficava incrível. Minha mãe passava mensalmente no meu cabelo e no dela pra diminuir o volume e eu acho que ela ficava satisfeita com o resultado porque permanecemos usando ele por um bom tempo.

Obs.: Aos 15 anos, eu voltei a usar o HairLife novamente, por uma única vez. Foi uma das maiores cagadas da minha vida porque a química anterior era incompatível com a amônia do HairLife. Resultado: corte químico.

3. Origem Now

Esse era o alisante preferido da minha vó e eu também aprendi a gostar dele por conta do cheiro que era bom. Como até então eu só tinha usado alisantes com amônia, meu cabelo não havia sofrido nenhum corte químico; permanecia com volume e sem cachos, mas completamente alvoroçado, como dizia minha vó.

4. AmaciHair

Aqui as coisas começaram a mudar. Esse foi o primeiro alisante mais forte que eu usei. Minha tia comprou para passar no cabelo dela e, vendo a minha juba, achou que deveria passar no meu também. O AmaciHair alisou completamente meu cabelo e diminuiu o volume. Parecia que eu tinha dado escova de tão quieto que o cabelo ficou. Mas em compensação, as pontas do meu cabelo ficaram igual a palha e ele fez algumas feridas na minha cabeça.

5. Guanidina Salon Line

Esse era o alisante do momento quando eu tinha uns 13 anos. Todas as minha amigas da escola estavam usando e eu quis usar também. Convenci a minha mãe a comprar e passei a alisar o meu cabelo com Guanidina de três em três meses por uns 4 anos. Durante esse período, meu cabelo estava sempre quebrado, com pontas duplas e parecia não crescer. Pra piorar a situação, esse alisante me fazia ir no inferno e voltar em toda aplicação. Era uma seção de tortura mesmo. Eu sentia uma ardência tão grande no couro cabeludo que parecia que eu ia morrer, de verdade! Não tinha protetor que desse jeito.

Química bônus:

Henê

Pois é. Quis ficar com o cabelo de índia e adivinha: também me dei mal. Eu já estava tão desesperada com o meu cabelo que fui partir pro tudo ou nada. Não pensei nem se a química que eu estava usando antes era compatível ou não e comecei a usar o Henê. Como você deve saber, ele afina o cabelo e deixa com aquela cor preta inconfundível.

Usando Henê, a raiz do meu cabelo continuou super alta e só as pontas lisas. Entrei em desespero. Foi um dos períodos mais difíceis pra mim. Meu cabelo estava completamente destruído e minha vontade era de raspar a cabeça, mas solução foi voltar para a guanidina.

Sim, eu me fiz de doida e passei a Guanidina no cabelo com Henê. Arrependimento foi a palavra daquele momento. Meninas, eu acordava a fronha do meu travesseiro completamente lotada de cabelo. Era assustador, uma cena de filme de terror.

6. Hidróxido de Sódio

Com o cabelo um pouco mais saudável, mas ainda sofrendo com a Guanidina, por recomendação de uma amiga, comecei a usar o Hidróxido de Sódio. Esse era um alisante menos agressivo, já que não ardia meu couro cabeludo, mas também não deixou meu cabelo muito diferente de quando eu usava a Guanidina. Durante o tempo eu que usei esse Hidróxido de Sódio, praticamente só andei com o cabelo preso, já que mesmo com escova, não me sentia bem.

7. Toin flot

Pra fechar com chave de ouro. Depois de quebrar a cara com vários alisantes na minha busca pelo liso perfeito, finalmente eu resolvi assumir meu cabelo natural. Mas depois de quase dois anos de transição capilar, achei que eu precisava soltar os meus cachos. Resultado: quebrei a cara.

Passei o Toin Flot no cabelo e o resultado foi zero cachos! Meu cabelo ficou completamente liso e esse foi um dos dias mais estressantes da minha vida. Isso aconteceu em setembro de 2013. Agora, aqui estou novamente com o cabelo natural e se eu voltar a alisar novamente, é porque eu perdi minha sanidade mental.

Compartilhe
  • Iara Matos

    Nossa, vc passou por transição dua vezes?!? que horror! Mas agora vc ta aí, linda e crespa!

  • Regina

    Usei Henê, guanidina e amônia. Mas agora estou natural têm mais de um ano e amo meu cabelo do jeito que ele é. Com química ele nunca passou do ombro, e hoje ele cresce saudável e natural. Mas sempre que vou em algum cabeleireiros eles vêm com o papo se eu fosse você eu passava um produto não é química é só para soltar mais os cachos. Levanto e não volto mais no cabeleireiro. Aff coisa chata gosto do meu cabelo 4b e pronto.

    • É muito chato isso mesmo. Eles não entendem que a gente não precisa alisar o cabelo pra se sentir bem :/
      Que bom que você voltou!
      Um beijo!

  • Everton Lima

    Olá, minha mãe possui um cabelo muito crespo mesmo “sabe aquele cabelo que até incomoda pentear, fica agarrando no pente”, então é esse, ela quer saber qual produto que não seja químico que ela pode passar pra deixar o cabelo mais solto, mais leve…! pode ser até um produto que possua química não tão forte?!

  • aline ristore

    Sua história capilar é muito parecida com a minha. Também sou baiana e desde cedo meu cabelo é volumoso. Minha vó dizia que a minha quantidade de cabelo dava pra destribuir entre três pessoas e é verdade. Já isei todos

  • Natty & Booby

    ola gual foi o gue mais vc gosto e deu certo no seu cabelo ?? tenho cabelo cachiado mas guero eli liso .guais desses vc mim indicaria ??