Transição Capilar: Quanto tempo dura?

transição-capilar-quanto-tempo-dura

Essa é uma pergunta super frequente e a minha resposta pra ela é a seguinte: a transição capilar dura o tempo suficiente para que o seu cabelo chegue ao menor comprimento confortável pra você.

Quanto mais desapegada você for, em relação ao comprimento do seu cabelo, menor será o tempo da sua transição.

A gente sabe que todo cabelo cresce cerca de um centímetro ao mês; o que resultaria em uma média de 12 centímetros por ano. Acontece que o cabelo crespo e cacheado tem uma característica que distorce o real comprimento dos fios; o fator encolhimento.

Nesse post você pode ver imagens incríveis de cabelos que encolhem mais de 70%: Fator encolhimento faz parte e você não está sozinha.

Pra início de conversa, eu sugiro que quando você decidir passar pela transição capilar, se pergunte:

  • Com qual comprimento de cabelo natural eu estarei disposta a fazer o big chop?
  • Qual é o fator encolhimento do meu cabelo?

Ana Clara – Big chop feito depois de 11 meses em transição capilar.

quanto-tempo-dura-a-transição-capilar-1

Foto via: Leuxclair

QUANTO TEMPO DURARÁ A MINHA TRANSIÇÃO?

Como eu disse, comece pensando no comprimento que você deseja que o seu cabelo esteja após o corte – levando em consideração o encolhimento.

Eu sei que talvez você não tenha noção do quanto o seu cabelo encolherá; nesse caso, considere 50% (se for ondulado, considere 20%). Agora, o que você tem que fazer é somar esse fator encolhimento ao tempo de crescimento natural do seu cabelo para chegar ao comprimento desejado.

Por exemplo: Digamos que eu esteja começando a minha transição e decidi cortar o cabelo apenas quando a parte natural atingir a altura do meu queixo. Isso, nas minhas contas, demoraria 16 meses, mas como meu cabelo encolhe cerca de 50%, minha transição durará 16 meses + 8 meses = 24 meses, ou melhor, 2 anos!

Quem aguenta ficar 2 anos em transição? Só as fortes. Na minha experiência, do 3º ao 6º mês foi o período mais difícil. Normalmente, depois de 10 meses a transição começa a ficar insuportável, principalmente se o cabelo é tipo 4. Mas se o seu cabelo é ondulado, ir cortando aos poucos a parte com química pode ser mais confortável, já que é um cabelo mais fácil de desembaraçar.

Selecionei a alguns meninas que passaram pela transição capilar para inspirar vocês e para que vocês tenham uma base da duração de uma transição.

Samantha Erica – Big chop feito depois de 20 meses em transição capilar

Healthy Hair Journey – Big chop feito após 2 anos em transição capilar

Kayly Nivy: 2 anos em transição capilar

Compartilhe
  • Iara Matos

    A minha transição demorou uns 2 anos, mas as pessoas acham que só depois dos 2 anos que ele ficou cacheado, mas não, isso foi acontecendo gradativamente. E como eu nao gosto de cabelo muito curto, quando eu cortei aquele resto de progressiva, tinha só uns 4 dedos de comrimento, por isso demorou 2 anos!!! Ah..e esse fator de encolhimento mata qualquer cacheada mesmo!

    • Acontece isso mesmo! Quando o cabelo ainda tá com química parece que os cachos não conseguem ficar tão “ativados”. Depois que a gente se livra de toda química e vai hidratando bastante aí ele começa a se mostrar como realmente é.

  • Priscila Amorim

    Que dicas incríveis! Parabens por toda persistencia e cuidado que vc tem com seus cabelos e tambem com o blog. Estou seguindo vários canais e blogs que falam em transição antes de começar a minha. Pode ter certeza que vou te acompanhar também, vc vai ser minha inspiração também! VC conhece a Cachos e Fatos, eu uso bastante lá também para me inspirar e pesquisar sobre algumas coisinhas. http://cachosefatos.com.br/